Regulamento da Biblioteca

  • EtecJA 

1. DISPOSIÇÕES GERAIS:

1.1 - A biblioteca como entidade a serviço da educação, cultura e da informação não faz distinção de: credo, côr, religião, ideologia, sexo, etc...

1.2 - Funcionamento: de segunda asexta-feira no período 12:00às 21:00 (fora do horário de aula)

2. ACERVO:

2.1 - O acervo da Biblioteca é composto de livros didáticos, periódicos e outros materiais pré selecionados por aquisição ou doação

3. DOS SERVIÇOS DE CONSULTA:

3.1 - O usuário dirigir-se-á ao funcionário da biblioteca, solicitando o material bibliográfico de seu interesse.

4. DO SERVIÇO CIRCULANTE:

4.1 - Para uso deste serviço, o usuário deverá se cadastrar-se na biblioteca.

4.2 - O cadastro será efetuado mediante:

a) comprovante que pertence a comunidade escolar;

b) preenchimento de ficha de inscrição.

4.3 - A retirada de material bibliográfico será autorizada desde que não inclua: dicionários, enciclopédias, periódicos, encadernados e livros técnicos de exemplar único.

4.4 - A retirada de material bibliográfico somente se efetuará na presença do leitor cadastrado, com a apresentação da carteirinha escolar e ou carteirinha da biblioteca.

4.5 - Livros técnicos e didáticos de exemplar único serão emprestados somente para finais de semana e feriados, devendo sua devolução acontecer no dia letivo imediatamente subsequente a estes.

4.6 - Livros técnicos e didáticos de mais de um exemplar terão prazo de empréstimo de 7(sete) dias para alunos e 10(dez) dias para professores e funcionários.

4.7 - Livros de literatura em geral serão emprestados por 15 (quinze) dias, podendo ser renovados por igual período, desde que não haja procura por outros alunos.

4.8 - À biblioteca fica reservado o direito de abreviar o prazo de empréstimo, quando se tratar de obra na qual a procura é elevada.

4.9 - O usuário ficará responsável pelo material retirado, devendo devolvê-lo no prazo determinado e em perfeitas condições.

5. DAS SANÇÕES E PENALIDADES:

5.1 - No caso de perda e danos de material bibliográfico emprestado ou em consulta, o usuário deverá repor à Biblioteca material idêntico ou o ressarcimento do mesmo.

5.2 - No caso de material bibliográfico esgotado, deverá o usuário repor o material bibliográfico indicado pela Biblioteca.

5.3 - No caso de atraso na entrega de material emprestado, o usuário fica sujeito á multa por dia atrasado. Esta multa é contabilizada por exemplar, sendo o valor de R$ 1,00 (um real) por dia de atraso (dias corridos).

5.4 - Quando a multa atingir o valor do livro cessa o regime de multa,e o usuário fica obrigado a entregar à Biblioteca, duas obras iguais a extraviada ou em atraso. O prazo para reposição é de 15 (quinze) dias.

5.5 - O aluno que não devolver material de consulta no dia da retirada ficará sem direito a utilizar a Biblioteca até que seja regularizada a devolução, além de pagar multa por atraso.

5.6 - O aluno que tiver qualquer pendência na devolução de livros na biblioteca terá o direito à emissão de documentos na Secretaria Acadêmica SUSPENSA até devolução dos itens pendentes.

* A suspensão é emissão de declarações, emissão de certificado e transferência de vaga.

6.DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET

6.1 A utilização dos terminais de internet instalados na sala de estudos poderá ser feita mediante o preenchimento de caderno de controle próprio, ver regulamento próprio.

6.2 Não será permitido:

6.2.1.1 Salas de bate-papo,

6.2.1.2 Redes sociais,

6.2.1.3 Sites não condizentes com a proposta educacional da biblioteca, sendo o uso restrito para pesquisa escolar. Qualquer abuso será notificado á direção, para serem tomadas as providências cabíveis conforme REGIMENTO DO CENTRO PAULA SOUZA.

6.3 Qualquer acesso a conteúdos impróprios na internet dos citados no item 6.2 o aluno terá a suspensão de uso no prazo de 15 (quinze) dias corridos havendo a reincidência o prazo será 30 (trinta) dias.

7.É TERMINANTEMENTE PROIBIDO:

7.1 A entrada com qualquer tipo de bebida ou alimento, bem como doces, balas, etc.

7.2 Não é permitido o uso de celular na sala de estudos.