SIPAT 2020

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2020

De 28 a 30 de setembro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) irá transmitir ao vivo a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) para todos os servidores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Administração Central.


O evento acontecerá pelo Microsoft Teams e terá como objetivo orientar e conscientizar os servidores administrativos e docentes de toda a instituição sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais relacionadas.

28 de setembro

1. Segurança do trabalho no home office – A partir das 14h30min

Caio Araujo Conceição – Bombeiro


2. IST e AIDS – A partir das 15h

Rodrigo Araújo Borges Félix – Professor de Enfermagem

29 de setembro

Protocolos no retorno às atividades presenciais – A partir das 14h30min

Luciana Santos – Gestora Pedagógica


Zumba – A partir das 15h

Bruna Pires Lorena – Dançarina

30 de setembro

Saúde mental – A partir das 14h30min

Euder Quintino de Oliveira – Médico cardiologista


Importância dos examesocupacionais – A partir 15h

Marianne Peixoto Sobral Giroldo Badessa – Médica do trabalh

Evento


A iniciativa contou com a participação do Núcleo de Promoção da Saúde Ocupacional (NPSO) do Departamento de Saúde Ocupacional e Benefícios (DSOB) da Unidade de Recursos Humanos (URH), área responsável pela formação e controle das CIPAs das quase 300 Unidades de Ensino, e de integrantes CIPA da Administração Central do CPS. “A ideia da equipe técnica do NPSO é auxiliar, principalmente, as CIPAs das Etecs e Fatecs, que devem direcionar seus professores e servidores administrativos para acompanharem a transmissão unificada neste momento de pandemia”, disse Elsa dos Anjos Simões, diretora do núcleo.


“A SIPAT desse ano terá um formato diferente, diante do que temos enfrentado com o distanciamento social e o teletrabalho. Sabemos que, hoje, os riscos no nosso novo ambiente de trabalho são diferentes e, por isso, a proposta é trazer este contexto para fazer parte da nossa programação”, contou Bruna Aparecida Vieira Rosa, presidente da CIPA da Administração Central do CPS.

Conhecendo


Instituída pela Norma Regulamentadora n.º 5 (NR-5) da Secretraria de Inspeção do Trabalho, as CIPAs são comissões compostas por representantes dos empregados e dos empregadores de cada organização e são responsáveis, dentre outras atribuições, por prevenir os acidentes do trabalho e promover a SIPAT para abordar assuntos de saúde e segurança do trabalho para toda a empresa.


No Centro Paula Souza, cada Unidade de Ensino possui sua respectiva CIPA, com membros eleitos e designados dentre os servidores administrativos e docentes.